Três obras para dar um up na vida intelectual
- Ribas Carneiro
- 1 de fev.
- 4 min de leitura
Atualizado: 2 de fev.
Conheça três dicas de leitura para estudar e ter uma vida intelectual.

Fonte: Bibliocanto
Para iniciantes
Como estudar e como aprender, de Emílio Mira y López, é para quem precisa aprender a estudar com urgência.
A obra tem indicações preciosas para começar a organizar uma vida de estudos. Além disso, é de leitura rápida, fácil e bastante aplicável ao dia a dia. Livro para estudantes interessados.
O livro é bem prático e tem excelente base teórica. Estudantes novatos, que ainda precisam descobrir seu método de estudo, vão encontrar aqui dicas preciosas.
Um guia prático para voos mais altos
O trabalho intelectual, de Jean Guitton, é um manual básico para quem deseja o autodesenvolvimento cultural.
Nele, o autor esclarece como se dá o processo do estudo e apresenta aspectos práticos do trabalho intelectual. Assim, ele mostra como fichar um livro, como fazer notações, até as melhores formas de uso do tempo. Tudo vem seguido de exemplos muito claros.
O autor foca no estudante comum, cheio de defeitos e que luta para superá-los. Essa proximidade e a clareza da abordagem empolgam o leitor a prosseguir no cultivo de sua vida intelectual.
Um tratado sobre como estudar
Em A vida intelectual, de , A.-D. Sertillanges, tem-se um quadro completo sobre a aprendizagem e o cultivo de uma vida intelectual.
Essa é uma obra capaz de gerar uma forte mudança de atitude ou de visão de mundo. Quem não sofrer nenhum abalo ao lê-la é porque talvez não esteja ainda preparado.
Afinal, como afirma o próprio autor:
“Por si só, um texto não é nada, como uma viagem não é nada em si mesma. É preciso uma alma que reúna os valores desta e as frases daquele, fazendo-os brilhar ao contato dessa luz misteriosa que se chama verdade ou que leva o nome de beleza.”
Esse estudo cobre praticamente todas as etapas, dúvidas e obstáculos que podem fazer um aspirante a intelectual desistir de seu projeto de vida.
Sertillanges é um dos grandes comentadores de São Tomás de Aquino. Por isso, ele desenvolve sua visão do fazer intelectual a partir dos preceitos deste doutor da Igreja. Sua prosa é magnífica e as imagens utilizadas dão grande clareza às ideias.
Dessa forma, é possível se preparar mais adequadamente para as dificuldades que são enfrentadas por quem opta pela vida intelectual.
Leitura imprescindível para quem deseja uma vida intelectual.
PRÁTICA
Nenhum desses autores apresenta uma fórmula, isso porque ela não existe.
A partir deles, no entanto, é possível ter ideias e descobrir os meios que meu melhor se adaptam a nós.
O importante é começar e insistir até a coisa se tornar algo incorporado à rotina.
A seguir coloco cinco práticas para começar já, mesmo para quem não tem ou perdeu o hábito de estudar:
1. Comece. Saia da letargia, vença a procrastinação simplesmente fazendo algo. Escolha um livro na estante e comece. Simples assim.
2. Leia no mínimo duas páginas; amanhã retome e leia mais duas. Comece fazendo um pouquinho.
3. Descubra seu melhor horário para a leitura e o estudo. Pode ser pela manhã, então acorde um pouco mais cedo, se for à noite, roube alguns minutos de sono para ler.
4. Adquira a prática de anotar nas margens e grifar trechos importantes da obra (se o livro for seu).
5. Ao terminar o livro redija uma ficha com os melhores trechos, use um caderno ou o computador. Desenvolva seus comentários, discuta com o autor e julgue a obra.
Parece pouco? A vida intelectual não é feita de grandes lances; ela é feita de rotina e trabalho contínuo, perene e constante.
Sua vida intelectual depende somente de você
A experiência intelectual não nos é dada gratuitamente, nem está inserida em nossos instintos.
É preciso aprender a cultivar uma vida intelectual, bem como o amor pelo belo, a arte e a cultura.
Há ainda dificuldades nesse caminho. Normalmente nos vemos cercados por uma estética grotesca, embrutecida e apelativa. Para piorar, contraditoriamente, o ambiente escolar não nos ensina a ativar uma vida de estudos e reflexão.
Nesse contexto, temos de nos esforçar ainda mais para sair das garras da mediocridade intelectual e estética que nos cerca.
Não há fórmulas mágicas, em termos de cultura só você pode determinar seus novos horizontes. Por isso, comece agora, dê o primeiro passo e persista. A recompensa vale todo o esforço.
Qual a maior dificuldade para se manter uma rotina de estudos?
Pense nessa questão. Pretendo desenvolver posts específicos sobre o tema e ainda sobre cada um desses livros. Há aspectos em cada uma deles que são realmente interessantes.
REFERÊNCIAS:
GUITON, Jean. O trabalho intelectual. Trad. SANTANA, Lucas Félix de Oliveira. Campinas: Kírion: 2018.
MIRA Y LÓPEZ, Emilio. Como estudar e como aprender. Trad. DENARDI, Felipe. Campinas: Kírion, 2020.
SERTILLANGES, A. –D. A vida intelectual – Seu espírito, suas condições e seus métodos. Trad. MALLET, Roberto. Campinas: Kírion: 2019.
Lembre-se:
Conhecimento bom é conhecimento compartilhado, se você conhece alguém que gosta desse tipo de conteúdo compartilhe o link.
DISCLAIMER:
Essa é uma produção independente, sem patrocínio de qualquer natureza.
As menções a obras são espontâneas e não constituem indicação de compra.
Esse material foi redigido por um humano, sem uso de inteligência artificial.
Você pode usar trechos do texto, desde que cite a fonte.
コメント