top of page

PALEOLÍTICO SUPERIOR – O SALTO EVOLUTIVO OCORRIDO HÁ 35 MIL ANOS

Atualizado: 27 de dez. de 2025

Há 35 mil anos o Homo sapiens sapiens era finalmente a espécie hominídea dominante.


Foram mais de 150 mil anos de lenta evolução. Mas repentinamente, os humanos começaram a apresentar mais progressos em termos de arte, linguagem e organização social.


Como foi aquele começo?


Nós estivemos aqui! – Mãos em negativo da Caverna de Cargas, França. Técnica de estêncil com pó de ocre, Período Paleolítico Superior. Fonte.

 

O PALEOLÍTICO SUPERIOR

Descobertas arqueológicas revelam que entre 40 mil e 30 mil anos atrás houve um salto cultural fundamental para a história da humanidade. Essa evolução é tão marcante que inclusive estabelece o que se denomina Paleolítico Superior.


As técnicas de produção de artefatos de pedra lascada, desenvolvidas desde o Homo erectus, evoluem repentinamente. Também há maior variedade de instrumentos, além de mais vestígios de ferramentas de madeira e principalmente osso.


Além das inovações técnicas, há evidências de trocas culturais entre diferentes grupos étnicos. Essas trocas resultaram em apropriações culturais que disseminaram conhecimento de uma forma totalmente nova.


Isso tudo garantiu a sobrevivência da espécie em meio a um ambiente duríssimo.

 

O MUNDO HÁ 35 MIL ANOS

O planeta Terra era bem mais frio naquela época, pois atravessava o último Máximo Glacial. As temperaturas eram em média 4 a 6 graus mais baixas que as atuais. Boa parte da Europa e do norte asiático estava congelada.


Nessa era do gelo predominava a megafauna, com mastodontes, mamutes, bisões e preguiças gigantes. Leões, hienas, tigres-dente-de-sabre e ursos muito maiores que os atuais eram encontrados na Europa e em grande parte da Ásia.


O nível das águas dos oceanos era mais baixo por conta do imenso acúmulo de gelo nos polos. Dessa forma, os territórios das atuais Indonésia e Austrália eram mais facilmente alcançáveis.


Assim, o Homo sapiens já habitava todos os cantos da terra, inclusive a Austrália. A única exceção eram as Américas, ainda sem qualquer presença humana.


Bisão pintado nas paredes da Caverna Niaux, França. Foto por Remy Gabalda/AFP. Fonte.

 

HERDEIROS DAS ANTIGAS ESPÉCIES HOMINÍDEAS

Os ancestrais hominídeos, como Homo erectus, Homo habilis e Heildelbergensis já estavam extintos há milhares de anos. Mas sua herança cultural e genética estava muito presente.


Desde o Homo erectus a linguagem vinha se desenvolvendo, vagarosamente. Outras habilidades haviam sido herdadas por nossa espécie: a produção de ferramentas de pedra lascada, a construção de abrigos, técnicas de caça, a produção e controle do fogo.


Durante mais de 100 mil anos, nossos ancestrais conviveram com outras espécies hominídeas. Houve inclusive populações miscigenas, especialmente a partir do cruzamento entre nossa espécie e a neandertal.

 

AVANÇOS TÉCNICOS E CULTURAIS RELEVANTES

É possível encontrar sepulturas de outras espécies de hominídeos, especialmente entre neandertals. Mas elas ganham um maior cuidado com os humanos modernos. Assim, junto aos corpos são encontrados objetos pessoais e adornos. Isso revela preocupação com o transcendental.


No âmbito dos instrumentos de caça, o Homo sapiens fazia largo uso de armas de arremesso. No entanto, ele não se limitou às lanças e inovou com o lançador de dardos atlatl há cerca de 30 mil anos.


Houve, porém, algo ainda mais impressionante. O Homo sapiens iniciou o uso de instrumentos musicais, como o comprovam flautas feitas de osso. É com nossa espécie, então, que nasce a música.


Isso tudo revela que os grupos humanos da época já tinham a linguagem bem desenvolvida. Ela proporcionava a organização social. Estabelece-se um ciclo: a vida social se desenvolve com a linguagem e, em uso social, a linguagem evolui para padrões de formalidade cada vez mais estruturados.


Pode-se dizer, que nascia, há cerca de 35 mil anos, o humano moderno de forma bastante completa, totalmente provido das capacidades intelectuais que o fariam o que é hoje em dia.


REFERÊNCIA:

Um livro que é uma interessante introdução à pré-história foi produzido por Chris Gosden, sobre o qual já há um post aqui.

 

Gostou deste Bibliocanto?

Então mande um comentário ou clique no coraçãozinho.

Se não gostou aponte os problemas. Só assim vou melhorar.

 

Lembre-se, conhecimento bom é conhecimento compartilhado. Se você realmente gostou mande para quem pode se interessar pelo assunto.

 

DISCLAIMER:

Essa é uma produção independente, sem patrocínio de qualquer natureza.

As menções a obras são espontâneas e não constituem indicação de compra.

Esse material foi redigido por um humano sem uso de inteligência artificial.

Você pode usar trechos do texto, desde que cite a fonte.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

©2023 por Bibliocanto. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page