top of page

AS FERRAMENTAS MAIS ANTIGAS DO MUNDO

Atualizado: 15 de mar.

Artefatos com 3,3 milhões de anos ampliam nossa noção do passado.


Arqueólogos encontraram aquelas que podem ser as ferramentas mais antigas de todos os tempos, com cerca de 3.3 milhões de anos.

 

Isso significa que foram produzidas uns 700 mil anos antes dos fósseis mais antigos do Homo habilis. Esta era, até recentemente, considerada a primeira espécie hominídea a produzir ferramentas.

 

Então, quem as teria produzido?


ree

Foto: Um dos artefatos encontrados na região de Lomekwi, no Quênia, com datação de 3,3 milhões de anos. Fonte.


AUSTRALOPITECOS

Na região de Lomekwi, próximo ao Lago Turkana, no Quênia, no sítio onde foram localizadas as ferramentas de pedra, já haviam sido encontrados fósseis de Kenyanthropus platyops.

 

Essa é uma das espécies de australopitecos que povoaram a região. Esse gênero antigo de grande primata, mais ou menos como os gorilas e chimpanzés, é considerado um dos primeiros ancestrais de nossa espécie.

 

As descobertas arqueológicas em Lomekwi podem vir a confirmar que os australopitecos já produziam ferramentas.

 

FERRAMENTAS MAIS ESPECIALIZADAS

As ferramentas de pedra foram encontradas numa camada datada em 3,3 milhões de anos.

 

Elas foram lapidadas para ganhar melhor desempenho ou ter uma outra função que apenas esmagar frutos de casca dura. De acordo com a arqueóloga Sonia Harmand, a técnica utilizada para a obtenção das ferramentas faz lembrar aquela utilizada por chimpanzés.

 

PRIMATAS UTILIZAM FERRAMENTAS

Os primatas que coexistem conosco, vivendo em situação natural, também usam ferramentas. Eles utilizam, em grande parte, ferramentas incidentais, como uma pedra ou um pedaço de pau que esteja por perto.

 

No vídeo a seguir, chimpanzés utilizam galhinhos para capturar cupins (térmitas), pedras para quebrar nozes e pedaços de pau para lutar.


No vídeo, há um flagrante revelador, um chimpanzé retira as folhas de um galhinho para melhor utilizá-lo na captura das térmitas. Isso, apesar de simples, constitui a produção de uma ferramenta.

 

Os australopitecos eram, muito provavelmente, capazes também desse tipo de ação. Eles podem ter evoluído em suas adaptações de ferramentas incidentais.

 

As pedras confeccionadas com propósitos definidos revelam algo da capacidade intelectual entre os Kenyanthropus platyops.

 

Mais importante ainda, o fabrico de ferramentas revela a transmissão de conhecimento, algo inédito entre os primatas superiores atuais.

 

UMA DESCOBERTA IMPORTANTE

Essa descoberta é controversa, principalmente porque a datação com carbono 14 ou por radiação permite grande margem de erro.

 

Há também as dificuldades de exploração de terreno. Em meio às muitas rochas do local, os arqueólogos precisam identificar as que foram alteradas intencionalmente.

 

De qualquer forma, o achado é extraordinário, pois indica que a produção de ferramentas se iniciou muito antes do que se acreditava até então.

 

A descoberta, realizada por uma equipe de cientistas da Universidade Stony Brook, foi divulgada em 2015. A universidade publicou um vídeo com os pesquisadores envolvidos na busca arqueológica.

 

É claro que não se pode falar ainda em cultura em relação à capacidade produtora de ferramentas dos australopitecos. Mas essa descoberta aponta para a lenta e gradual evolução de nossa espécie e sua relação com o meio a os objetos.

 

Gostou deste Bibliocanto?


LEMBRE-SE: conhecimento bom é conhecimento compartilhado. Se você gostou desse conteúdo mande para quem pode se interessar pelo assunto.


DISCLAIMER:

Essa é uma produção independente, sem patrocínio de qualquer natureza.

As menções a obras são espontâneas e não constituem indicação de compra.

Esse material foi redigido por um humano, sem uso de inteligência artificial.

Você pode usar trechos do texto, desde que cite a fonte.

Considere cadastrar-se no Bibliocanto, se ainda não o fez. Assim receberá os conteúdos diretamente em seu e-mail, antes de virem para o blog e sem pagar nada por isso.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

©2023 por Bibliocanto. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page